quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Consumo de água no mundo + Conceitos de Hidrografia + Distribuição Geográfica da água + Conclusão individual.

Boa tarde a todos! Estou aqui hoje para falar sobre o ocnsumo de água no mundo e como aproveitar a água da chuva em sua residência.


Gráficos de consumo no mundo.





Como podemos ver no gráfico ao lado o consumo de água é dividido entre Agricultura, Industrial e Doméstico. Podemos ver claramente um grando contraste entre a Índia que gasta a maior parte de sua água com a agricultura, e sua menor parte é gasta com as Indústrias. Um grande contraste com a Índia é a Rússia, que gasta sua água com a Indústria, e em menor parte a Agricultura.







Como podemos ver no gráfico ao lado sobre conusmo mundial no ano de 2010 os EUA foi o país que mais consumiu água, seguido pela Espanha e Portugal.





Hidrografia




A hidrografia é o ramo que estuda as águas paradas, correntes, oceânicas e subterrâneas.



Seus conceitos básicos constituiem-se de:



1- Rios de planalto:Possuam quedas d'água. ( Cachoreiras ).Podem ser usados para a produção de energia

2- Rios de Planície:Não possuem quedas d'água.Podem ser usado como hidrovia ( navegação )


3- Rios Peneres:São regulares ( permanentes ).Suas águas nunca secam de forma natural


4- Rios Intermitentes:São efêmereos.Secam na época da estiagem


5- Bacia hidrográfica:Área delimitada que é drenada pelo rio principal e seus afluentes.


6- Interflúvial:Divisor de Águas.Drena água para bacias hidrográficas diferentes


7- Deltas:Formações arenosas na foz do rio.


8- Assoreamento:Depoisção de sedimento emambientes aquáticos.


Distribuição geográfica da água.




Embora três quartas partes da superfície da Terra sejam compostas de água, a maior parte não está disponível para consumo humano pois 97% são água salgada, encontrada nos oceanos e mares e 2% formam gelerias inacessíveis.


Apenas 1% de toda a água é doce pode ser utilizada para consumo do homem e animais. E deste total 97% estão armazenados em fontes subterrâneas.


As águas doces superficiais - lagos, rios e barragens - utilizadas para tratamento e distribuição nos sistemas de tratamento vêm sofrendo os efeitos da degradação ambiental que atinge cada vez mais intensamente os recursos hídricos em todo o mundo. A poluição destes mananciais vem tornando cada dia mais difícil e caro o tratamento de água pela CORSAN.


Todos os países do mundo enfrentam problemas relacionados à escassez e má distribuição de água. Em 2025, cerca de 3 bilhões de pessoas viverão em países com conflito por falta de água. Apenas 1% da água da Terra pode ser utilizada para o uso e consumo humano. Desde 1950 o uso da água triplicou no mundo. A água potável salva mais vidas que todas as instituições médicas do munso.


A África tem apenas 9% da água no mundo. A América Latina é a região mais rica em recursos hídricos. Pelas bacias do Amazonas, Orinoco, São Francisco, Paraná, Paraguai e Magdalena corre 30% da água supercial da Terra.


A América Do Norte registra a maior cobertura de abastecimento e saneamento de água no mundo. TODA a população conta com água potável e saneamento. Cerca de 49% da água doce dos E.U.A é usada para a gricultura. Esse país é o segundo maior produtor de hidroeletrecidade do mundo com 10% a 12% da produção mundial.

Cerca de 5% da população mundial vive no Oriente Médio e o norte da África, mas contam com menos de 1% da água disponível no planeta. Cerca de 86% da água consumida na região Ásia-PAcífico à agricultura, acima da média mundial de 71% para essa atividade. Outros 8% são para a indústria e apenas 6% para uso doméstico.


Na Europa são consumidos 300l litros por habitanto diariamente, duas vezes menos que nos EUA e Japão, mas 20 vezes mais que na África subsahariana. Existe um problema no sistema de distribuição, pois 40% da água transporatada se perde. A costa meditterânea na Itália, Espanha e Turquia é afetada pela extração excessiva de água para consumo humano, para o turismo e dranagem. Cerca de 18% da população vive em países com escassez de água, entre eles Espanha, Chipre, Malta e Itália.



Conclusão




Pode-se concluir que a água é um bem precioso e indispensável, porém não fazemos bom uso da mesma, gastamos demasiadamente, poluimos e não distribuimos a água corretamente. Os gráficos de consumo mundial assustam, no século XX gastava-se muito a água, já que a conta não era tão cara, porém a partir do século XXI percebeu-se que a água era esgotável e começaram então a realizar campanhas sobre consumo consciente da água. O ano de 2005 foi o ano em que mais se economizou água, esse número se manteve instável em 2006 e 2007, porém em 2008 e 2009 ele aumentou bruscamente. Em 2010 o consumo mundial de água começou a abaixar, e novas técnicas de reaproveitamento da água das chuvas foram implantadas em vários lugares pelo mundo.O tratamento de água e esgoto é um tanto complicado, a água tem de passar por diversos passos até se transformas em água potável e ser distribuida pelas casas. Com o tratamento adequado de esgoto, podemos reaproveitar a água e usá-la em locais como mangueiras e vasos sanitários, já que na maioria das vezes a água não está tão suja.


Para gerar energia elétrica através das águas existem vários meios. Um deles é usando a força das águas em usinas hidrelétricas, um outro meio é através da maré, pela usina de maré-motriz. Podemos também usar as usinas geotérmicas, que geram eletrecidade através do calor do vapor de água ou água muito quente que sai dos gêiseres. Numa hidrelétrica a força da água vai girar uma turbina que é ligado ao dynamo que gera a eletrecidade, porém o impato ambiental é que o curso original do rio é desviado. Numa usina de maré-motriz usa-se a água e o vento para criar energia elétrica. Quando a maré vem, ela empurra o ar para dentro de um duto onde no final dele tem uma hélice que gira para apenas um lado, o ar passa por esse duto que é ligado ao dynamo e quando volta a hélice ocntinua girar do mesmo lado, assim gera a energia através da maré-motriz.


Três quartos do mundo é composto de água, porém essa água é salgada e apenas 2,5% dela é "doce", ou seja, se for tratada pode ser potável. Porém essa água doce está em locais de difícil acesso. A maior parte dela está em geleiras inacessíveis, outra parte em rios subterrâneos e apenas uma mínima parte em rios e lagos onde podem ser retiradas para o consumo. O potencial hídrico de cada lugar no mundo varia muito, desde a escassez, que é o caso da África e Oriente Médio, até a abundância, que é o caso da América Latina. O Brasil tem o maior potencial hídrico dom undo, porém essa água toda não é bem distribuída e aproveitada corretamente. Os EUA é o país onde mais de gasta água no mundo. Seguido pelo Japão e Europa.


Muitas empresas jogam seus produtos químicos em rios ou lagos que ficam perto dela, esse lixo contamina a água que pode chegar a um rio maior, contaminando a água daquele rio que por consequência contamina toda a vida que há ao seu redor. Embalagens plásticas demoram cerca de 200 a 450 anos para se decompor na natureza. Toda essa água pode entupir canos de esgoto que durante uma chuva pode alagar uma cidade. Os elementos químicos podem deixar a água mais ácida, alterando seu pH, o que pode danificar toda a vida ao redor daquele rio. Animais serão contaminados, inclusive peixes que poderão ser pescados mais tarde e servidos como refeição, a pessoa que comer essa comida contaminada pode ter sérios riscos de saúde, podendo levar a morte.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário